O Círculo Psicanalítico de Minas Gerais compõe-se de cinco órgãos:
- Diretora e Vice-diretora: Devem representar o CPMG ativa e passivamente, em juízo ou fora dele; convocar às reuniões da Diretoria Executiva e da Assembleia Geral, e presidi-las; apresentando à Assembleia Geral relatórios circunstanciados das atividades da Instituição, e, anualmente os respectivos balancetes financeiros e demais obrigações estatutárias entre outras atividades.
- Diretoria da Formação Permanente: Possui por objetivo planejar, organizar e executar a política de transmissão da Psicanálise como auxiliar na elaboração e supervisão de todas as demais atividades de caráter científico e cultural.
- Diretoria de Comunicação e Divulgação: Planejar, organizar e fazer executar a política de comunicação interna e externa do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
- Diretoria Administrativo-Financeira: Supervisionar as atividades administrativas no que se refere à documentação institucional; fiscalizar documentos , administrar a receita e despesas da instituição, assinar cheques, ordens de pagamento, organizar os balanços e demonstrativos de receitas e despesas do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais entre outras atividades pertinentes.
- Diretoria da Secretaria: Redigir e ter sob sua guarda as atas da Diretoria Executiva; dirigir e superintender os trabalhos de secretaria no que se refere à documentação institucional da Entidade.
- Diretoria da Clínica:
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais: transmissão e formação permanente em Psicanálise.
O Círculo Psicanalítico, fundado em 1963, está filiado ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) e vinculado no âmbito internacional a International Federation of Psychoanalytic Societes (IFPS).