Os seminários do 1º tempo visam o estudo dos conceitos fundamentais da teoria psicanalítica que permitem a descrição dos processos psíquicos segundo três dimensões propostas por Freud: a dimensão dinâmica, a econômica e a tópica.
O objetivo dos seminários é discutir os cortes epistemológicos produzidos pela teoria freudiana:
– Um primeiro corte, com o qual Freud abre um novo campo epistêmico ao abandonar as teorias existentes, na época, sobre a histeria e sobre o fenômeno psíquico da dupla consciência – 1ª tópica.
– O segundo corte, realizado em 1920, inaugurando a 2ª tópica, onde ordena o aparelho psíquico de Id, Eu e Supereu, e trabalha a teoria da pulsão de morte e seu conceito correlato de compulsão à repetição.
Os conceitos metapsicológicos que sustentam a clínica psicanalítica serão estudados a partir das teorias freudiana e lacaniana com contribuições de autores pós freudianos e pós lacanianos.
Área: Introdução à Formação Psicanalítica
Seminários:
– Experiência psicanalítica: uma introdução
Área: Psicopatologia Psicanalítica
Seminário:
– Psicopatologia Psicanalítica
Área: Conceitos Fundamentais
Seminários:
– Metapsicologia I,II,III e IV
– Formações do inconsciente
– A concepção freudiana da sexualidade
– A constituição do sujeito no campo do Outro – As operações de alienação e separação
-Uma introdução ao ensino de Jacques Lacan: o Real, o Simbólico e o Imaginário
-Contribuições da psicanálise à cultura
O Círculo Psicanalítico, fundado em 1963, está filiado ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) e vinculado no âmbito internacional a International Federation of Psychoanalytic Societes (IFPS).