Estrutura da Formação

O Círculo Psicanalítico de Minas Gerais oferece à comunidade seminários e atividades voltadas à difusão do conhecimento psicanalítico e à formação em psicanálise.

Como atividades paralelas aos Seminários que estruturam a Formação em Psicanálise, são oferecidos também Seminários Suplementares, Seminários Livres e Seminário com Professor Convidado, além do evento Dedo de Prosa, realizado a cada dois meses, e a Jornada de Psicanálise, evento anual organizado pelo CPMG.

Os Seminários da Formação são divididos por áreas e estruturados em três tempos: 1º tempo – Tempo da Teoria / Introdução à Teoria Psicanalítica; 2º tempo – Tempo da Clínica / Introdução à Prática Psicanalítica, e 3º tempo – Entrada para a Instituição.

A entrada para o 1º tempo – Tempo da Teoria, se dá através de entrevistas realizadas por dois sócios do CPMG com os candidatos interessados.

A passagem para o 2º tempo – Tempo da Clínica, se dá através da Comissão ad hoc de Passagem, que leva em conta o interesse pela psicanálise e o efeito dela no candidato tanto pelo estudo da teoria quanto pela análise pessoal. Para isso, pede-se ao candidato a leitura de um artigo de Freud previamente escolhido e a elaboração de um texto. Paralelamente aos estudos dos Seminários do 2º tempo, o candidato em formação contará com os dispositivos de uma Clínica de Psicanálise e da supervisão dos casos clínicos com um dos sócios do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.

Além de ser o lugar privilegiado da formação, a Clínica de Psicanálise é um espaço de compromisso social com a comunidade como um todo, no atendimento dos vários interessados, pertencentes a diversos segmentos da população.

A entrada no 3º tempo – Entrada para a Instituição, se dá através de uma Comissão de Admissão formada por três sócios do CPMG e da realização de uma Assembléia Geral.

As Comissões são soberanas para endossar ou não o pedidos de entrada e passagens do candidato para os diferentes tempos da Formação.