Os Seminários da Formação Permanente são um lugar de troca e acolhimento, pautado na transferência de trabalho à psicanálise e à instituição.
Visam estabelecer estudos e elaborações da própria psicanálise, em diálogo com outros campos do saber.
Com eles pretendemos enlaçar sócios, candidatos, membros de outras instituições e outros colegas, na partilha de um trabalho singular, visando a circulação do saber psicanalítico.
Suas atividades abrigam leituras e debates de livros e artigos, em especial trabalhos publicados na Revista Reverso e em Estudos de Psicanálise, lançamentos, discussão de dissertações, teses e dos temas e subtemas propostos para a Jornada anual do Círculo Psicanalítico, entre outros.

O Seminário : Círculo de portas abertas propõe debater temas atuais e diversificados. Trata-se de um encontro de periodicidade mensal, aberto a pessoas de dentro e de fora de nossa instituição, com o intuito de propiciar um espaço de troca de experiências com outros psicanalistas, criando um espaço que favorece novos laços de transferência com o Círculo Psicanalítico. Cada encontro será ministrado por um convidado externo.

Participantes: Sócios da instituição, candidatos do primeiro tempo, segundo tempo ou que já tenham terminado a formação. Os seminários serão abertos com convites e ampla divulgação nos nossos dispositivos de comunicação.

Periodicidade: Horário: às 20:00, na 1ª quarta-feira do mês, formato presencial. Não haverá cobrança de qualquer taxa.

Mas como deve se comportar o analista para não sucumbir diante dessa situação, se estiver claro para ele que o tratamento deva ser continuado, apesar dessa transferência amorosa e através dele?

Círculo Psicanalítico de Minas Gerais: transmissão e formação permanente em Psicanálise.

O Círculo Psicanalítico, fundado em 1963, está filiado ao Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) e vinculado no âmbito internacional a International Federation of Psychoanalytic Societes (IFPS).